‘Há fila de europeus interessados em investimento verde no Brasil’, diz presidente da Eurocâmaras


Estadão, Beatriz Bulla en 02/06/2023
Medio Ambiente
Comercio
Internacional

Novo representante da Eurocâmaras no Brasil, o empresário italiano Graziano Messana afirma que há alto interesse de investimento dos europeus no País, sobretudo em energia sustentável e no mercado de carbono. “A matriz energética na Europa está bastante suja e é muito caro fazer investimento em transição energética. No Brasil, a matriz energética é altamente renovável. Empresas buscam os investidores e dizem que no Brasil há melhores condições de retorno, é um ‘storytelling’ muito bem recebido na Europa”, afirma Messana.

O italiano assumiu nesta quinta-feira, 1, o comando da instituição que representa 15 câmaras de comércio e 5 mil empresas europeias no Brasil. As câmaras comerciais de países como Alemanha, Espanha, França e Itália estão entre associadas. Messana é presidente também da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo.

A questão ambiental e a preocupação com os índices de desmatamento na Amazônia mobilizam parte da sociedade, classe política e empresas europeias. O Parlamento Europeu aprovou, em abril, legislação para barrar a entrada de produtos oriundos de áreas florestais desmatadas. O acordo negociado entre União Europeia e Mercosul também está travado porque os europeus redigiram um protocolo adicional com novas exigências de compromissos climáticos, algo que Brasília considera “desbalanceado”.


Este contenido puede requerir inicio de sesión o suscripción