Açaí, castanha-do-pará, guaraná e cacau são alguns produtos tipicamente amazônicos e que conseguiram alcançar consumidores em todo o mundo. O sucesso desses frutos e outros itens no mercado reflete o reconhecimento da qualidade de cada um deles, além do fato de eles estarem ligados à forma como as pessoas vivem e se relacionam em determinadas áreas, algo que chamamos de sociobiodiversidade. Apesar de uma demanda crescente pelos produtos regionais, o investimento em suas cadeias produtivas ainda é baixo diante do seu potencial de crescimento. Durante a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada em Belém até esta sexta-feira, 1, alguns aspectos nesse sentido foram abordados por empreendedores locais e representantes de instituições financeiras.
Indígena da etnia Paiter-Suruí, Ivaneide Bandeira, mais conhecida como Neidinha Suruí, tratou da importância da produção de café para o seu povo no estado de Rondônia. O plantio é hoje um exemplo de atividade econômica com agregação de valor e geração de empregos, grande aliada do protagonismo indígena e da proteção da floresta.