Eventos virtuais reunirão representantes do setor privado, academia e sociedade civil para discutir a bioeconomia amazônica e sua viabilidade no Brasil e no cenário internacional
O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) promoverá, entre fevereiro e março, a série de webinários “Diálogos sobre bioeconomia amazônica e comércio internacional”. Serão dois encontros, reunindo representantes do setor privado, da academia e de organizações da sociedade civil, com o objetivo de entender quais são os critérios que deveriam definir a bioeconomia amazônica, oportunidades e desafios, além de sua viabilidade no Brasil e no exterior.
17/02 – Qual é a bioeconomia que a Amazônia quer?
17/03 – A viabilidade da bioeconomia na Amazônia
Os dois eventos acontecerão às 15h (Brasília). As inscrições devem ser feitas antecipadamente neste formulário. O link para conexão será enviado até 24h antes de cada encontro.
Embora existam diferentes entendimentos do que é a bioeconomia, ela se apresenta como um caminho sustentável para o desenvolvimento da região e sua participação no comércio global. Na Amazônia – onde é urgente uma ação coletiva para acabar com o desmatamento, gerar renda e criar resiliência diante das mudanças climáticas – a bioeconomia aparece como uma alternativa para suprir demandas comerciais e, ao mesmo tempo, respeitar a integridade dos ecossistemas e da sociobiodiversidade da região.
Programação
17/02 às 15h (Brasília)
Qual é a bioeconomia que a Amazônia quer?
Neste encontro, haverá uma introdução de diferentes vertentes e conceitos da bioeconomia, além de uma apresentação dos pilares fundamentais trabalhados pelo Grupo de Trabalho de Bioeconomia do IPAM. Os participantes também discutirão sua aplicabilidade em diferentes contextos da Amazônia e sua população.
Painelistas:
André Baniwa, liderança do povo Baniwa e representante da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)
Joice Ferreira, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental
Joaquim Belo, secretario de relações internacionais do CNS (Conselho Nacional dos Extrativistas)
Denis Minev, CEO das Lojas Bemol e co-fundador do PPA
Moderador e expositor: Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM
17/03 às 15 (Brasília)
A viabilidade da bioeconomia na Amazônia
No segundo encontro da série, o painel discutirá a viabilidade da bioeconomia na Amazônia como estratégia de geração de renda e o papel do comércio internacional para o desenvolvimento sustentável para a região.
Painelistas:
Carlos Nobre (IEA-USP)
Maria Nice Machado (CNS)
Mário Ramos Ribeiro (Universidade Federal do Pará)
Expositor: Juliano Assunção (CPI/PUC-Rio)
Moderadora: Sandra Rios (Cindes)
Sobre o OCAA
O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) é uma plataforma que reúne informações qualificadas sobre as relações entre comércio internacional e meio ambiente na Amazônia, estimulando o diálogo embasado na ciência e o engajamento de diversos atores da sociedade pela prosperidade socioeconômica e ambiental na Amazônia.
Foi fundado por quatro organizações da sociedade civil: IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Cindes (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Para receber as principais notícias sobre comércio e meio ambiente na Amazônia, inscreva-se na newsletter do OCAA.