Projeto estimula a bioeconomia no Pará e empodera comunidades tradicionais


Agência Pará, Igor Nascimento en 31/08/2023
Amazonia
Medio Ambiente
Comercio

Primeiro estado do Brasil a elaborar um Plano de Bioeconomia, o Pará também será o primeiro a executar políticas de combate aos efeitos das mudanças climáticas, como o projeto Inova Sociobio. A iniciativa já recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão e, atualmente, capacita cerca de 500 integrantes de comunidades indígenas e quilombolas em atividades de geração sustentável de produtos florestais e em acesso ao mercado.

«A comunidade executa, não importa o tamanho do recurso, e o projeto empodera a comunidade para refletir a cada passo do coletivo. É desafiador construir algo coletivo e comunitário na Amazônia», diz José Ivanildo Brilhante, extrativista do município de Gurupá e coordenador do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

O Inova Sociobio é um dos projetos implementados pelo Estado no primeiro ano de execução de seu Plano de Bioeconomia – um modelo de transição econômica baseada em atividades produtivas de baixa emissão de carbono. Com mais de 90 ações previstas por 14 secretarias do Governo, já com suporte orçamentário deste ano, o Plano de Bioeconomia do Pará, pioneiro no Brasil, confere potencial ao Estado para ser líder nacional nessa área.


Este contenido es de libre acceso