A Amazônia agora é produtora de carbono, mas ainda há tempo para reverter os danos


The Guardian, Ane Alencar & Adriane Esquivel Muelbert em 19/07/2021
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional

Um estudo publicado na Nature este mês por um grupo de cientistas brasileiros revelou que a Amazônia agora está emitindo um bilhão de toneladas de dióxido de carbono a mais a cada ano do que pode absorver.

Para mudar essa situação, devemos implementar melhor a fiscalização para combater e inibir atividades ilegais que causam desmatamento e crimes ambientais na Amazônia; fornecer incentivos positivos para o uso sustentável e boas práticas em silvicultura e agricultura; apoiar os povos indígenas e as economias das comunidades locais; aumentar a transparência e rastreabilidade dos produtos amazônicos; e envolver o setor privado e a comunidade internacional em financiamento verde e outras soluções ambientais.

De indivíduos a grandes organizações, devemos boicotar os produtos e iniciativas que impulsionam o desmatamento e, em vez disso, consumir produtos e financiar iniciativas que mantenham a floresta em pé. Se as sociedades brasileira e global não acordarem para a importância de uma Amazônia saudável para a luta contra os efeitos generalizados das mudanças climáticas na região, todos nós sairemos perdendo.