“A captura de carbono por meio do aumento da cobertura florestal virou uma estratégia fundamental na luta contra as mudanças climáticas. Além disso, a manutenção de florestas e a recuperação de vegetação degradada também têm se tornado uma importante fonte de renda e recebido investimentos de governantes e empresários.
No entanto, o modelo enfrenta dificuldades: muitas vezes as florestas contratadas ou planejadas existem apenas no papel — seja porque promessas não foram cumpridas ou porque as árvores plantadas morreram ou foram até mesmo derrubadas. Diante da dificuldade de monitorar avanços e metas de projetos de reflorestamento e preservação com prazos extremamente longos, surgem muitas críticas e debates acerca da efetividade desses programas.
No caso da Iniciativa 20X20, por exemplo, participantes relatam que foram tomadas medidas para proteger e restaurar mais de 22 milhões de hectares, mas um especialista com conhecimento sobre o projeto disse à BBC que menos de 10% desse número foi de fato restaurado até 2020.”
Este conteúdo é de acesso livre