Cientistas alertam eurodeputados para riscos de diluir lei de desmatamento da UE


em 05/07/2022
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional

Cientistas alertaram membros do Parlamento europeu sobre os riscos de uma diluição na legislação da UE. Mais de 50 cientistas de todo o mundo afirmam que mudanças no projeto poderiam minar os planos de emissões líquidas zero da Europa e em outras áreas de florestas no planeta.

Ministros do Meio Ambiente europeus alteraram um projeto de regulamento para redefinir “degradação florestal” como a substituição de floresta primária por plantações ou outras terras arborizadas. Na UE, que tem cerca de 3,1 milhões de hectares de floresta primária em meio a 159 milhões de hectares de floresta total, isso limitaria o alcance da lei a apenas 2% da área total.

Além disso, a proposta também será aplicada internacionalmente, podendo impedir a legislação de combater a perda de florestas em solo da UE e desviando da maior parte dos problemas ambientais, jogando demasiada responsabilidade para países em desenvolvimento.

A proposta original da Comissão Europeia definia a degradação florestal como resultante de operações insustentáveis ​​que reduziram a complexidade biológica e a produtividade de longo prazo dos ecossistemas florestais, de acordo com a definição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).


Este conteúdo é de acesso livre