“Com pequenos ajustes, será possível fechar acordo Mercosul-UE, diz Alckmin”


Valor, Jéssica Sant'Ana em 24/07/2023
Comércio
Internacional
Nacional

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, afirmou há pouco que, “com pequenos ajustes”, será possível fechar o acordo entre Mercosul e União Europeia.
“Nunca um acordo é perfeito, mesmo o Mercosul lá atrás quando foi feito tinha gente contra. O mundo é globalizado, mas comércio é regional. Precisamos recuperar a América Latina, que é pra onde vendemos produto industrial, de valor agregado, e ao mesmo tempo não deixar o Mercosul isolado”, afirmou ao participar da 211ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Sesi. Foi a primeira vez que um vice-presidente participou da reunião. “Com pequenos ajustes, vamos celebrar o acordo [Mercosul-UE]”, completou.
Alckmin fez uma declaração no começo da reunião. Ele aproveitou a oportunidade para voltar a defender uma redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano. “Juros realmente estão excessivos, mas temos expectativa que na próxima reunião do Copom já tenha queda e que essa queda possa ser seguida [nas próximas reuniões”, disse. A próxima reunião do Copom é em agosto.


Acesso ao conteúdo pode requerer cadastro ou inscrição paga