A pecuária, maior responsável pelo desmatamento na Amazônia, está levando a floresta para um ponto de desequilíbrio total. Cientistas alertam que a constante destruição de vegetação nativa pode levar o bioma a uma morte vasta e irreversível.
No entanto, segundo investigação do jornal Washington Post, a devastação da maior floresta tropical do mundo também tem sido motivada pelo consumo e pela conivência dos Estados Unidos.
Desde que o governo estadunidense suspendeu a moratória imposta à carne bovina brasileira crua por questões de segurança alimentar, os Estados Unidos devem se tornar seu segundo maior comprador. O país comprou mais de 320 milhões de libras de carne bovina brasileira no ano passado – e está prestes a comprar quase o dobro este ano.
O maior fornecedor é a gigante de carne bovina JBS, empresa que controla algumas das principais redes e negócios de varejo dos Estados Unidos e, desde 2009, tem sido repetidamente acusada por ambientalistas de comprar gado criado em terras desmatadas ilegalmente. .
Este conteúdo é de acesso livre