Espelho, espelho meu, quem tem as cláusulas mais justas de todos nós? Teste de estresse da aplicação de cláusulas-espelho a pesticidas


Ecipe, Emily Rees em 20/03/2022
Ambiente
Comércio
Internacional

Em menos de seis meses, as “cláusulas-espelho” tomaram a política comercial da União Europeia. Para injetar “reciprocidade” em termos comerciais, o Conselho European está propondo que alimentos importados sejam produzidos sob exatamente os mesmos padrões sanitários, fitossanitários, de bem-estar e ambientais que os impostos aos produtos domésticos na Europa.

Como parte de sua estratégia ambiental, a Comissão Europeia anunciou duas metas de redução de pesticidas a serem alcançadas até 2030, e é nesse quadro que as questões relacionadas ao comércio internacional vêm ganhando força. Com as metas de pesticidas aumentando os custos para os agricultores europeus e os níveis de produtividade provavelmente comprometidos, há preocupações de que os produtos domésticos sejam prejudicados pelas importações produzidas “de forma menos sustentável”.

De acordo com o Conselho Europeu, quando se trata de proteger a saúde das plantas, condições regionais devem ser levadas em consideração não apenas para evitar conflitos com as regras da OMC, mas também para garantir que as cláusulas-espelho não resultem em uma proibição prática de importações de países em desenvolvimento que afetem os meios de subsistência em todo o mundo.


Este conteúdo é de acesso livre