Uma delegação com três parlamentares europeus chegou ao Brasil com destino ao estado do Pará, onde se encontrarão com representantes de comunidades tradicionais, ONGs e pesquisadores. A visita busca entender os impactos das exportações brasileiras à União Europeia no avanço do desmatamento, nas mudanças climáticas, na biodiversidade e nos direitos humanos.
A delegação é composta pela alemã Anna Cavazzini, vice-presidente da delegação do Parlamento europeu para as relações com o Brasil e negociadora do Partido Verde sobre o acordo comercial com o Mercosul; o francês Claude Gruffat, membro da delegação para relações com o Mercosul; e a francesa Michèle Rivasi, especialista em saúde ambiental e ponto focal para direitos indígenas no comitê de desenvolvimento do Parlamento.
Além do acordo comercial com o Mercosul, o parlamento europeu deve votar em setembro uma legislação que visa proibir a importação de produtos ligados ao desmatamento, exigindo das empresas importadoras auditorias que garantam a procedência de matérias-primas como carne bovina, soja, óleo de palma, café e madeira.
Acesso ao conteúdo pode requerer cadastro ou inscrição paga