Flona do Tapajós é modelo de como manter a Amazônia em pé e com renda


A Pública, Bruna Bronoski em 04/04/2023
Amazônia
Ambiente
Comércio
Nacional

A Flona do Tapajós tem um modelo que combina turismo florestal, manejo de madeira e venda de produtos não madeireiros, como artesanatos e sementes, um exemplo da chamada economia da sociobiodiversidade. Esses usos econômicos são permitidos de ocorrer em florestas nacionais – tipo de unidade de conservação que prevê um uso sustentável.

Para especialistas que se debruçam em formas de valorizar a floresta em pé, o caso da Flona de Tapajós se destaca por conciliar, no mesmo espaço, a ocupação humana, a geração de renda e a conservação da Floresta Amazônica. E é um exemplo do papel que povos tradicionais podem desempenhar na proteção da floresta.

Segundo levantamento da plataforma MapBiomas, as Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs) do bioma amazônico, tanto de uso sustentável quanto de proteção integral, são os territórios que se mantêm mais intactos. Essas áreas protegidas tiveram perda florestal de 8,4% em 2021, ante 17,2% nas áreas públicas, com ou sem destinação do Estado. Já o desmatamento em propriedades particulares chegou aos 44,5% no mesmo período.


Este conteúdo é de acesso livre