Investigação liga cadeia de fornecimento de frango na Europa a abusos aos direitos indígenas no Brasil


Mongabay Brasil, Laurel Sutherland em 25/05/2022
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional
Nacional

Nova investigação da Earth Sight, grupo ambientalista com sede em Londres, estabeleceu uma ligação entre redes de supermercados, fast food e marcas de comida para animais de estimação da Europa com a fazenda Brasília do Sul, de 9.700 hectares, que acumula denúncias de abuso e perseguição de indígenas no Mato Grosso do Sul. Em 1950, as terras da fazenda eram lar de um grupo de indígenas Guarani-Kaiowá, que foram expulsos da região.

De acordo com o relatório, grande empresas de fast food, como o KFC; alguns dos principais supermercados britânicos, como Sainsbury’s, Aldi e Iceland; e a ração vendida na Alemanha por grandes varejistas são fabricadas com frango alimentado pela soja produzida pela Brasília do Sul.

Delara Burkhardt, relatora do Grupo de Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, disse que o relatório demonstra a necessidade de se adotar regras contra o desmatamento “importado” e pediu que o uso e conversão das terras faça parte da futura norma anti-desmatamento da União Europeia.


Este conteúdo é de acesso livre