Mercosul: União Europeia espera retomar acordo comercial após eleições no Brasil


BorderLex, em 31/08/2022
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional
Nacional

A Comissão Europeia apresentará seu instrumento adicional sobre obrigações ambientais e direitos humanos como parte do acordo de associação UE-Mercosul nos próximos meses.

Segundo o diretor administrativo do Serviço Europeu de Ação Externa, Brian Glynn, o acordo está em fases finais de discussões e que o documento resolverá tem como objetivo esclarecer “compromissos mútuos sobre meio ambiente e direitos humanos”.

Glynn também reafirmou a intenção do bloco de dialogar com qualquer um dos candidatos à presidência brasileira. “É claro que nos envolvemos com quem vencer a eleição, informando-os sobre nosso interesse e intenção de aprofundar o relacionamento”, disse.

As relações entre Bolsonaro e o Parlamento Europeu têm sido tumultuosas, mas deputados e representantes de ambas as partes têm trabalhado para estreitar os laços e finalizar as negociações do acordo após as eleições.

O acordo entre a UE e Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, foi finalizado em 2019, mas a ratificação foi adiada devido a preocupações das capitais europeias com o impacto na sustentabilidade e no desmatamento na bacia amazônica.


Este conteúdo é de acesso livre