OCAA abre inscrições para a série “Diálogos sobre Bioeconomia Amazônica e Comércio Internacional”


OCAA em 07/02/2022
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional
Nacional

Eventos virtuais reunirão representantes do setor privado, academia e sociedade civil para discutir a bioeconomia amazônica e sua viabilidade no Brasil e no cenário internacional

O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) promoverá, entre fevereiro e março, a série de webinários “Diálogos sobre bioeconomia amazônica e comércio internacional”. Serão dois encontros, reunindo representantes do setor privado, da academia e de organizações da sociedade civil, com o objetivo de entender quais são os critérios que deveriam definir a bioeconomia amazônica, oportunidades e desafios, além de sua viabilidade no Brasil e no exterior.

17/02 – Qual é a bioeconomia que a Amazônia quer?
17/03 – A viabilidade da bioeconomia na Amazônia

Os dois eventos acontecerão às 15h (Brasília). As inscrições devem ser feitas antecipadamente neste formulário. O link para conexão será enviado até 24h antes de cada encontro.

Embora existam diferentes entendimentos do que é a bioeconomia, ela se apresenta como um caminho sustentável para o desenvolvimento da região e sua participação no comércio global. Na Amazônia – onde é urgente uma ação coletiva para acabar com o desmatamento, gerar renda e criar resiliência diante das mudanças climáticas – a bioeconomia aparece como uma alternativa para suprir demandas comerciais e, ao mesmo tempo, respeitar a integridade dos ecossistemas e da sociobiodiversidade da região. 

 

Programação

17/02 às 15h (Brasília)
Qual é a bioeconomia que a Amazônia quer?

Neste encontro, haverá uma introdução de diferentes vertentes e conceitos da bioeconomia, além de uma apresentação dos pilares fundamentais trabalhados pelo Grupo de Trabalho de Bioeconomia do IPAM. Os participantes também discutirão sua aplicabilidade em diferentes contextos da Amazônia e sua população.

Painelistas: 

André Baniwa, liderança do povo Baniwa e representante da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)
Joice Ferreira
, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental
Joaquim Belo, secretario de relações internacionais do CNS (Conselho Nacional dos Extrativistas)
Denis Minev, CEO das Lojas Bemol e co-fundador do PPA
Moderador e expositor: Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM 

17/03 às 15 (Brasília)
A viabilidade da bioeconomia na Amazônia

No segundo encontro da série, o painel discutirá a viabilidade da bioeconomia na Amazônia como estratégia de geração de renda e o papel do comércio internacional para o desenvolvimento sustentável para a região. 

Painelistas:

Carlos Nobre (IEA-USP)
Maria Nice Machado (CNS)
Mário Ramos Ribeiro (Universidade Federal do Pará)
Expositor: Juliano Assunção (CPI/PUC-Rio)
Moderadora: Sandra Rios (Cindes)

Sobre o OCAA

O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) é uma plataforma que reúne informações qualificadas sobre as relações entre comércio internacional e meio ambiente na Amazônia, estimulando o diálogo embasado na ciência e o engajamento de diversos atores da sociedade pela prosperidade socioeconômica e ambiental na Amazônia.

Foi fundado por quatro organizações da sociedade civil: IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Cindes (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Para receber as principais notícias sobre comércio e meio ambiente na Amazônia, inscreva-se na newsletter do OCAA.