OCAA analisa side letter do Acordo de Livre Comércio entre União Europeia e Mercosul


Sara Leal em 12/05/2023
Internacional

Encontro virtual será realizado na próxima quinta-feira, 18 de maio, e discutirá compromissos ambientais do tratado.

Em março deste ano vazou a proposta europeia de side letter – instrumento adicional – para reforçar compromissos ambientais do Capítulo de Comércio e Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Acordo de Livre Comércio entre União Europeia e Mercosul.

Para fazer uma análise crítica do documento, o Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia (OCAA) transmite na próxima quinta-feira, 18 de maio, das 10h às 11h30 (horário de Brasília), um novo episódio da série OCAA Webinários.

O encontro virtual é aberto ao público e trará uma breve apresentação do Acordo UE-Mercosul em si e seus compromissos ambientais. O debate será transmitido ao vivo, em português, e terá tradução simultânea para inglês.

Para se inscrever e acompanhar o debate, clique aqui.

Confira a programação: 

Apresentação geral do Acordo de Livre Comércio UE-Mercosul e do CDS – Lia Valls, coordenadora e pesquisadora de Estudos do Comércio Exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas

Apresentação e avaliação crítica da proposta de side letter europeia – Sandra Rios, diretora e pesquisadora do CINDES e membro do OCAA

Abertura para debate interativo entre apresentadoras e audiência

A moderação do evento será feita por Cintya Feitosa, assessora de relações internacionais do ICS e membro do OCAA.

Sobre o OCAA 

O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) é uma plataforma que reúne informações qualificadas sobre as relações entre comércio internacional e meio ambiente na Amazônia, estimulando o diálogo embasado na ciência e o engajamento de diversos atores da sociedade pela prosperidade socioeconômica e ambiental na Amazônia.

Foi fundado por quatro organizações da sociedade civil: IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Cindes (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

Para receber as principais notícias sobre comércio e meio ambiente na Amazônia, inscreva-se na newsletter do OCAA clicando aqui.