Painel da Floresta: plataforma disponibiliza dados sobre produtos da bioeconomia da Amazônia para nortear investimentos e políticas


Um Só Planeta/Globo, Evanildo da Silveira em 17/07/2023
Amazônia
Ambiente
Comércio

Dados sobre a bioeconomia da Amazônia até existem, mas são díspares, dispersos e desconexos. Por isso, com o objetivo de integrá-los e ordená-los, a fim de orientar políticas públicas e nortear investimentos, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, com o apoio financeiro do Fundo JBS pela Amazônia, criaram um painel de dados que reúne, organiza e integra informações sobre três das principais cadeias produtivas da floresta: açaí, cacau e babaçu.

Em entrevista ao Um Só Planeta, Adriana Barros, do Grupo de Trabalho de Bioeconomia da organização Uma Concertação pela Amazônia, dá mais detalhes sobre as metas do projeto. De acordo com ela, entre os objetivos estão integrar, em formato adequado, dados e metadados e apresentá-los de forma comparativa entre suas diferentes fontes. “Além disso, com o painel, buscamos propiciar uma visão muito mais completa do real tamanho da bioeconomia de base florestal no Brasil, para subsidiar e nortear o desenho de políticas públicas, investimento no setor, entre outros benefícios”, explica.


Este conteúdo é de acesso livre