Para Ipea, acordo entre Mercosul e Coreia do Sul seria benéfico para Brasil e elevaria PIB


Terra, Lorenna Rodrigues em 06/08/2021
Comércio
Internacional
Nacional

Um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul seria benéfico para o Brasil e contribuiria para o aumento das exportações, produção, atração de investimentos e bem-estar dos consumidores brasileiros. É o que conclui um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso.

Apesar de a indústria brasileira ser contrária ao acordo com o país asiático, o estudo mostrou que, ao reduzir tarifas, todos os ramos de atividade teriam um aumento de produção. As exportações também aumentariam para todos, com exceção da indústria extrativa, que teria uma leve queda nas vendas ao exterior ao final do período de 20 anos, que é o prazo para que o corte de tarifas entre totalmente em vigor.

A projeção é que, nesse período, o acordo, nos termos que estão sendo negociados, levaria a um crescimento de 49% nas exportações do Brasil para a Coreia, na comparação com o que ocorreria sem o fim das barreiras. As vendas do país asiático para os brasileiros aumentariam 250%.


Este conteúdo é de acesso livre