Projeto Amazoniar fomenta debates sobre as relações entre Brasil e Europa


IPAM, IPAM em 21/12/2020
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional

O Projeto Amazoniar, uma iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), abre um canal de diálogos entre Brasil e Europa para discutir a Amazônia e dar visibilidade aos impactos sentidos pela floresta. A cada quinze dias, especialistas brasileiros e europeus discutem temas como comércio internacional, pesquisas de campo, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

O primeiro ciclo temático, com duração de três meses, concentra-se nas relações comerciais entre Brasil e o velho continente. As conversas são transmitidas ao vivo, no canal do IPAM no YouTube, em inglês.

Preservar e conhecer

Consciente da importância que informações confiáveis têm na tomada de decisão de atores globais, de instituições e Estados, a série busca dar visibilidade a quem estuda e entende a Amazônia. Pretende, ainda, despertar a curiosidade do público e divulgar ferramentas para ampliar o debate e a promoção de novas ideias e soluções para o bioma.

A preservação da floresta é vital para as relações futuras do Brasil, assim como para a manutenção da saúde do planeta. “O que queremos com o Amazoniar é estabelecer um canal de diálogo com a comunidade internacional sobre a Amazônia”, reforça Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM. “A primeira fase do projeto estabelece a troca de informações técnicas sobre o papel, negativo ou positivo, do comércio internacional sobre o desenvolvimento sustentável da região”, completa.

Pesquisa divulgada em junho pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que entre janeiro e maio deste ano, o desmatamento na Amazônia aumentou 34%, se comparado ao mesmo período de 2019. Isso equivale a uma perda de 2.032 km², apenas nos primeiros meses de 2020. Em outubro deste ano, satélites monitorados pelo Inpe mostraram que as queimadas na região já haviam ultrapassado o total registrado de janeiro a dezembro de 2019.

O cenário de degradação gerou uma onda de preocupação entre diferentes setores da comunidade nacional e internacional. O cuidado com a natureza e a preservação do planeta e do bioma amazônico parece ser, agora, motivo de preocupação de consumidores de todo o mundo, em especial dos europeus.

O Amazoniar busca promover o diálogo e desenvolvimento sustentável da região e do Brasil. Siga o IPAM nas redes sociais para acompanhar os episódios:

Twitter | Instagram | Facebook


Este conteúdo é de acesso livre