Trabalho decente na Amazônia


Folha de S. Paulo, Lelio Bentes Corrêa em 12/10/2022
Amazônia
Ambiente
Comércio
Internacional
Nacional

A economia amazônica destaca-se por sua complexidade, com amparo nos setores primário, secundário e terciário. Portanto, visando o crescimento sustentável do Brasil, é fundamental que se busque a convivência harmoniosa entre modernidade e preservação da natureza, capaz de impulsionar a região para uma economia ambientalmente sustentável, com baixa emissão de carbono.

Em sua Agenda 2030, a Organização das Nações Unidas prevê o trabalho decente e o crescimento econômico como o 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Logo, o desenvolvimento econômico deve estar ancorado na proteção integral do ser humano, com sua dignidade e seus direitos.

No contexto amazônico, merece destaque o trabalho de povos indígenas como relevante eixo de implementação do emprego verde e do trabalho decente. Os povos tradicionais ocupam papel fundamental na preservação do meio ambiente e devem ser destinatários de políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência no mercado de trabalho, à garantia dos seus direitos fundamentais e à preservação de seu patrimônio cultural, em especial no que tange à interação sustentável com o meio ambiente.