O professor Pedro Luiz Côrtes, da USP, vê a Cúpula da Amazônia como um potencial “ponto de virada” no combate ao desmatamento e na promoção de acordos comerciais, como o entre Mercosul e União Europeia. A cúpula reúne líderes dos países amazônicos para discutir políticas de proteção e desenvolvimento da região. Isso demonstra a ação dos países envolvidos contra crimes ambientais e afeta as negociações de tratados como o entre Mercosul e UE, direcionando o foco para a proteção da Amazônia. O acordo entre os blocos havia progredido, mas estagnou devido a preocupações ambientais e de abertura comercial.
A Cúpula da Amazônia, que acontece a partir da próxima semana em Belém, reunirá os líderes de todos os países que integram a floresta para discutirem políticas conjuntas na proteção e desenvolvimento da região.
“Mostra que nós, esses países envolvidos, não estamos parados, não estamos aceitando a função de meros expectadores de crimes ambientais”, afirmou Côrtes em entrevista à CNN neste sábado (5).
This content can be viewed freely