Europa compra ‘combustível verde’ do Brasil mas ignora ligação com desmatamento


Reporter Brasil , Naira Hofmeister e Isabel Harari in 03/10/2022
Amazon
Environment
Trade
International
National

A União Europeia importa biodiesel brasileiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de seu setor de transportes, mas, ao comprar combustível fabricado com sebo de boi, a prática vem contribuindo para as emissões e o desmatamento.

Segundo o relatório “O combustível verde que desmata”, foram mais de 10 milhões de litros nos últimos dois anos que, ao serem comprados pela UE, acabam incentivando o setor que mais contribui para as emissões no Brasil: a pecuária.

No país, a principal fonte de carbono emitido na atmosfera é o desmatamento. E a pecuária está no centro do problema: 90% das árvores derrubadas são substituídas por pastagens.

Em outubro de 2021, quase 5 milhões de litros de biodiesel foram enviados pela empresa gaúcha BSBios para a Bélgica, adquiridos pelo braço local da gigante do agronegócio Cargill – foi o maior volume de biodiesel exportado pelo Brasil desde 2015 em uma única operação. Pouco tempo antes, entre agosto e setembro de 2021, mais de 2 milhões de litros de biodiesel também foram destinados pela BSBios à Clover Energy, uma trading de commodities sediada na Suíça.


This content can be viewed freely