Haddad adverte França sobre tentativa de atrasar acordo Mercosul–UE


Agência Brasil, Wellton Máximo in 18/09/2023
Trade
International
National

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alertou que qualquer tentativa da França de atrasar o fechamento do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pode ter consequências graves. Haddad enfatizou a importância de concluir o acordo até dezembro, destacando que o futuro do Mercosul depende do resultado das eleições na Argentina. Ele também ressaltou que o acordo pode deslocar o centro de gravidade da economia global.
Além disso, Haddad mencionou a possibilidade de o Brasil usar sua matriz energética verde para buscar um status privilegiado nas negociações bilaterais com os Estados Unidos, apesar de não ter um acordo de livre-comércio com o país norte-americano. Ele enfatizou a importância de explorar a agenda verde como um valor compartilhado entre os dois países.
Quanto ao compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, o ministro afirmou que é factível e destacou o compromisso do governo brasileiro com a transformação ecológica, incluindo a produção de energia limpa e produtos verdes. Haddad também mencionou que, durante a presidência brasileira no G20, o país buscará discutir temas importantes, como o endividamento dos países e os altos juros globais, bem como promover a generosidade em meio à miséria global.


This content can be viewed freely