Lei antidesmatamento da UE é tema do próximo webinário do OCA


Alice Martins in 06/06/2023
Amazon
Environment
Trade
International

Encontro virtual será realizado no dia 15 de junho, quinta-feira, e discutirá compromissos ambientais do tratado.

Desde que a União Europeia (UE) aprovou, no mês passado, a legislação antidesmatamento, o assunto tem sido discutido na esfera nacional e internacional. O texto foi um marco histórico global. Países que exportam diversas commodities (óleo de palma, gado, soja, café, cacau, madeira e borracha) para a UE, como o Brasil, agora têm um prazo de 18 meses (até o final de 2024), para provar que cumprem as obrigações de rastreabilidade e due dilligence impostas pela legislação, mostrando evidências de que esses produtos não foram cultivados em terras desmatadas ou degradadas após 31 de dezembro de 2020.

O próximo webinário do Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia (OCAA) vai discutir o que a novidade representa na prática e quais os impactos desses compromissos ambientais. O encontro será transmitido ao vivo no dia 15 de junho (quinta-feira), das 10h às 11h30 (horário de Brasília).

Este é um novo episódio da série OCAA Webinários e é aberto ao público. O debate será em português, e terá tradução simultânea para inglês.

Para se inscrever e acompanhar o debate, clique aqui.

Confira a programação: 

  • Apresentação geral da legislação – Nicole Polsterer, gerente de  consumo e produção sustentáveis da ONG Fern.
  • Avaliação crítica das possíveis implicações da legislação para o comércio brasileiro – Pedro da Motta Veiga, diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES).
  • Avaliação crítica das possíveis implicações da legislação para a produção brasileira – Ricardo Arioli, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
  • Abertura para debate interativo entre apresentadores e audiência.

A moderação do evento será feita por Patrícia Pinho, coordenadora do Observatório de Comércio e Ambiente da Amazônia (OCAA) e diretora adjunta de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Sobre o OCAA 

O OCAA (Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia) é uma plataforma que reúne informações qualificadas sobre as relações entre comércio internacional e meio ambiente na Amazônia, estimulando o diálogo embasado na ciência e o engajamento de diversos atores da sociedade pela prosperidade socioeconômica e ambiental na Amazônia.

Foi fundado por quatro organizações da sociedade civil: IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Cindes (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

Para receber as principais notícias sobre comércio e meio ambiente na Amazônia, inscreva-se na newsletter do OCAA clicando aqui.