Lula assume presidência temporária do G20


Folha, Patrícia Campos Mello in 10/09/2023
Trade
International
National

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu temporariamente a presidência do G20 durante uma cerimônia simbólica na Índia, onde recebeu o martelo que representa o comando do grupo das mãos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Lula também anunciou o lema do Brasil para a presidência do G20: “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. A presidência formal começará em 1º de dezembro. Durante seu discurso, Lula mencionou o ciclone que afetou o Brasil, causando mortes e desaparecidos, e destacou a necessidade de ações contra a crise climática.
O presidente brasileiro abordou a importância de evitar que questões geopolíticas dividam o G20 e enfatizou o foco do grupo em questões econômicas, de crescimento e desenvolvimento, em vez de assuntos geopolíticos. Ele delineou três prioridades para a presidência brasileira do G20: inclusão social e combate à fome, transição energética e desenvolvimento sustentável, e reforma das instituições de governança global. Lula também anunciou o lançamento de duas forças-tarefa, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.
O presidente Lula teve uma série de reuniões bilaterais durante a cúpula do G20, incluindo conversas com líderes como Emmanuel Macron, Ursula von der Leyen, Charles Michel e Mohammed bin Salman. A reunião com Macron abordou o acordo entre a União Europeia e o Mercosul e as exigências ambientais da UE, que Lula descreveu como “ofensivas” e “inadmissíveis”. A agenda de encontros incluiu discussões sobre questões econômicas, políticas ambientais e cooperação internacional.


Content may require login or subscription