Lula diz que Europa tem que decidir se quer acordo com Mercosul: “Ou sim, ou não”


CNN, Américo Martins in 11/09/2023
Trade
International
National

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva declarou durante a Cúpula do G20, na Índia, que a União Europeia precisa tomar uma decisão clara sobre o acordo de livre comércio com o Mercosul nos próximos meses, ou seja, “ou sim, ou não”. Ele expressou sua vontade de fechar o acordo enquanto ainda é o presidente do Mercosul, lembrando que o Brasil detém a presidência rotativa do bloco até o final do ano.
As negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia ocorreram ao longo de mais de 20 anos e as bases foram fechadas em 2019. No entanto, a União Europeia apresentou novas condições ambientais em março deste ano, incluindo sanções em caso de desmatamento e desrespeito ao meio ambiente.
Lula se reuniu com líderes europeus, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da França, Emmanuel Macron, durante a cúpula. Ele considerou as exigências europeias como “ofensivas” e “inaceitáveis” e reconheceu que o acordo precisa de negociações políticas para ser aprovado.
Além das questões ambientais, o governo brasileiro também se opõe a um tópico do acordo que permitiria a participação de empresas dos dois blocos em licitações para compras governamentais em igualdade de condições, defendendo uma reserva de mercado para empresas brasileiras nesse aspecto.


This content can be viewed freely