Qual o papel dos bancos de desenvolvimento na transição climática a nível local?


Alice Martins in 06/09/2023
Amazon
Environment

Bancos de desenvolvimento, como BNDES e Banco da Amazônia, devem se comprometer no apoio à transição climática e desempenham papel fundamental para transformar as metas do Acordo de Paris em ações reais a nível local, nos municípios e estados.

“Eu considero que os bancos de desenvolvimento são efetivamente protagonistas neste cenário. A forma como nós nos posicionamos e a maneira como a gente estrutura as nossas operações, que consideram uma série de fatores e colocam sempre como prioridade o produtor, o beneficiário”, destaca Samara Farias, coordenadora de sustentabilidade do Banco da Amazônia. 

Um dos diferenciais, em comparação a outros modelos, é que os bancos de desenvolvimento pensam em linhas de crédito e financiamento para projetos a longo prazo, para atender a demandas como os negócios baseados em cacau, que precisam de um bom tempo até conseguirem se desenvolver e trazer resultados ao produtor.

Mas existem diversos desafios para fazer essas operações acontecerem na prática, como as longas distâncias e as lacunas de infraestrutura que são próprias da região. “Nem sempre o produtor consegue se deslocar até o banco, então nós temos que pensar em como chegar até ele. Outra questão é a dificuldade de acesso à internet e à telefonia. Para conseguirmos atuar, precisamos trabalhar com uma rede de parceiros muito forte”, explica.

Assista à entrevista completa abaixo: